Civilização Romana

Como foi feita a integração dos povos dominados?

"O Império romano, estendeu-se por regiões muito diferentes umas das outras, onde viviam povos com culturas e costumes diversos. Após a conquista dos territórios era necessário integrar os povos dominados no Império, para que estes se tornassem verdadeiros romanos.
A esta forma de integração dos territórios conquistados ficou conhecida como a Romanização.
Os fatores que permitiram a integração dos povos dominados no Império foram:
·         Ensino do Latim, língua oficial falada em todos os territórios;
·         A construção de uma vasta rede de estradas (vias) ligando as diferentes partes do Império, facilitando a circulação dos exércitos, dos comerciantes e dos produtos;
·         O Exército, que além de ter expandido o território, permaneceu nos territórios mantendo a Pax Romana, construindo as vias, ensinando as leis, o latim e os costumes romanos;
·         Definição de Leis aplicadas em todo o Império;
·         Criação de uma forma de administração em que o território foi dividido em províncias e as cidades mais importantes transformadas em Municípios;
·         O Poder central e forte do imperador que era adorado em todo o Império como um deus
·         A divulgação da cultura e dos costumes romanos e a construção de obras públicas como pontes, termas, aquedutos, templos e circos, que tornavam as cidades conquistadas semelhantes a Roma.
A integração dos povos dominados era feita sobretudo pelo exército. Após a conquista, alguns soldados permaneciam nos territórios para impor o domínio romano e garantir a paz, mas também para construírem estradas e ensinarem o Latim, as leis e os costumes.
Outra forma de romanização era a fundação de colónias, que eram núcleos de populações provenientes da Itália e que eram enviados para as regiões conquistadas e influenciavam a sua população.”





Economia Romana: Comercial, Urbana, Monetária e Esclavagista

"As conquistas e o engrandecimento do império provocaram muitas mudanças na economia e na sociedade romanas.  Até  ao século III a.C., os Romanos dedicavam-se sobretudo à agricultura e pecuária.

Grandes senhores possuíam latifúndios que eram explorados por escravos que cultivavam sobretudo cereais, azeite e vinho.
As conquistas colocaram os Romanos em contacto com diversos territórios. A Roma chegava uma grande variedade de bens e mercadorias. Isto contribuiu para o desenvolvimento do comércio e das cidades.
O enriquecimento do Império permitiu o engrandecimento das cidades que eram embelezadas com edifícios e obras de arte e dotadas de infraestruturas como estradas, pontes e aquedutos.
A partir do século I d.C. o Império conheceu um período de paz (Pax Romana) que favoreceu o desenvolvimento da economia. Os produtos da agricultura, do artesanato, e das matérias-primas vindas de todas as partes do Império circulavam pelas estradas romanas, de cidade em cidade. Mas, para além das rotas comerciais terrestres, os Romanos desenvolveram também rotas comerciais marítimas e fluviais, ligando Roma a todas as regiões do Império, por terra e por mar.
Para facilitar esta intensa atividade comercial eram cunhadas grandes quantidade de moeda, que circulava por todo o Império. Grande parte do comércio dependia da venda de produtos agrícolas e artesanais que eram produzidos por escravos. Estes trabalhavam na agricultura, nas minas, nas oficinas, nas obras públicas, e no transporte de produtos para o comércio. O desenvolvimento da economia romana baseava-se no esclavagismo. Assim, a economia romana era comercial, porque a atividade principal era o comércio; urbana, porque as cidades eram os centros do comércio (era necessário abastecer as suas populações, o que estimulou esta atividade); monetária, porque utilizava a moeda como elemento de troca e esclavagista, porque o desenvolvimento económico se baseava na exploração de mão de obra escrava."

"Descobrir a História 7", Neves, Pedro Almiro, Amaral, Cláudia, Pinto, Ana Lídia Pinto, ed, Porto Editora, Porto


Descobre mais sobre o Império Romano em:
Grandes Civilizações
Eu, Cláudio
Construindo um Império

Para conheceres mais visita este blogue:
Museu Arqueológico Romano








Sem comentários:

Enviar um comentário