Atividades

Civilização Mesopotâmica

1- Diz-se que a Mesopotâmia é uma civilização fluvial(Hidráulica). 

1.1 Concordas com esta afirmação? Porquê? Apresenta dois factos que o comprovem.

1.2 Dá exemplos de obras hidrográficas levadas a cabo por esta civilização.


2- São várias as cidades que formam esta civilização

2.1 Enumera pelos menos três, e justifica a tua escolha


3- Síntese de uma civilização

Fazer a síntese de uma civilização é organizar os dados mais importantes relativos a essa civilização de um modos simples e fácil de consultar

Passos:
3.1- Destaca os tema que servem para caracterizar uma civilização:

  • Localização Geográfica
  • Atividades da população
  • Organização Social
  • Relações com outros povos
  • Forma de governo
  • Religião
  • Expressões artísticas
  • Realizações no campo da técnica e do saber
3.2- Organiza um quadro em que, à frente de cada tema, se registem as características da civilização em Estudo

3.3 Organiza, de forma simples, num esquema-síntese, a informação recolhida.



Civilização Egípcia

Com base no que estudaste durante as aulas, do que leste na página Civilização Egípcia e após analisares o Power Point do Antigo Egito. Responde às seguintes questões
1- A partir de um mapa de África, desenha todo o curso do Nilo.

1.1- Demarca o território do Alto e do Baixo Império.

2- Diz-se que o Egito é uma civilização fluvial(Hidráulica). 

2.1 Concordas com esta afirmação? Porquê? Apresenta dois factos que o comprovem.

2.2 Dá exemplos de obras hidrográficas levadas a cabo pelos Egípcios.


3- Observa a imagem e responde às seguintes questões:

3.1 Que cena está representada nesta gravura?

3.2 Identifica as divindades representadas.

3.3 Partindo da imagem, explica como os egípcios encaravam a morte.

3.4 Como se chama a escrita utilizada neste documento? Quem dominava este sistema de escrita?

3.5 Explica de forma breve os passos mais importantes no julgamento dos mortos

3.6 Que características pessoais temos de possuir para passarmos no julgamento dos mortos?

No sentido de conservarem o corpo intacto para o julgamento final, os egípcios praticavam a mumificação. Vê aqui como era feita esta prática: Mumificação no Egito


4- Síntese de uma civilização

Fazer a síntese de uma civilização é organizar os dados mais importantes relativos a essa civilização de um modos simples e fácil de consultar

Passos:
4.1- Destaca os tema que servem para caracterizar uma civilização:

  • Localização Geográfica
  • Atividades da população
  • Organização Social
  • Relações com outros povos
  • Forma de governo
  • Religião
  • Expressões artísticas
  • Realizações no campo da técnica e do saber
4.2- Organiza um quadro em que, à frente de cada tema, se registem as características da civilização em Estudo


4.3 Organiza, de forma simples, num esquema-síntese, a informação recolhida.

Civilização Grega

Após leres com atenção o manual de História e o Power Point Democracia Grega e Portuguesa, responde às questões que se seguem:

1- Diz por palavras tuas o que significa:

1.1- Cidades-Estado

1.2-Ágora

1.3- Eclésia

1.4- Democracia Direta

1.5- Democracia Representativa


2-Apesar da forma de poder político grego ser uma democracia, nem todos podiam ser cidadãos.

2.1- Enumera os grupos sociais excluídos da cidadania grega.

2.2- Quem tinha direito à cidadania Ateniense? Enumera as características necessárias para se ser cidadão ateniense?

2.3- A Democracia ateniense, não foi o único regime político que existiu na Grécia, e este ano pudeste estudar outra cidade-estado grega que também foi importante pela sua forma de governo. A que cidade me refiro? Qual o tipo de regime político aí praticado?


3- "Artigo 10.º (Sufrágio universal e partidos políticos)
1.       O povo exerce o poder político através do sufrágio universal, igual, directo, secreto e periódico, do referendo e das demais formas previstas na Constituição.

Artigo 13.º (Princípio da igualdade)
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual." CRP, 1976

3.1- De que país fazem parte estes artigos?

3.2- Elabora um quadro onde apresentes as diferenças e semelhanças entre a Democracia Clássica Ateniense e a Democracia Representativa portuguesa atual


 4- "Uma das Civilizações que mais influenciou acivilização grega foi a que se desenvolveu na ilha de Creta. A civilização cretense dominou as áreas do Egeu, tornando-se o centro de um império comercial que tinha a sua sede em Cnossos."

4.1- Investiga esta civilização e a sua influência na civilização grega, tendo em conta alguns dos temas delineados para a investigação de uma civilização (tens de escolher pelo menos cinco)
  • Localização Geográfica
  • Atividades da população
  • Organização Social
  • Relações com outros povos
  • Forma de governo
  • Religião
  • Expressões artísticas
  • Realizações no campo da técnica e do saber


Civilização Romana


Após consultares a página  Civilização Romana e o ficheiro em PPT Império Romano, responde às questões que são colocadas
1- O Império Romano dominou toda a bacia do Mediterrâneo, tendo-se este mar tornado, o  seu mare nostrum 

1.1- Num mapa, delineia a extensão máxima deste Império e a sua capital, Roma.

1.2- Identifica civilizações já estudadas cujos territórios tenham sido dominados pelos romanos.

1.3 -Qual a importância do mar Mediterrâneo para os Romanos? Teria Roma conseguido construir um império tão vasto?


2- Roma construiu um império

2.1- Concordas com a afirmação? Justifica a tua resposta

2.2- Qual o papel da redes de estradas para a formação e sustentação deste império?

2.3- O Exército também foi muito importante para o império. Quais as funções do exército romano, para além da guerra? Este exército também ficou conhecido por tácticas militares originais. Conheces alguma? Qual?

2.4-Quais os poderes conferidos ao imperador? Porque era considerado Augustus? 

2.5-Quais as funções do Senado?

2.6- Elabora uma pirâmide social do período imperial.

3- O Império Romano marcou todos os territórios onde se fixou, de tal forma, que ainda agora convivemos com a sua herança, como se fosse parte de nós.

3.1 O que significa "Romanização"?

3.2 A herança romana não está só nas ruínas, mas também em muitos aspetos culturais. Identifica a herança romana na paisagem, e na cultura.

3.3 Identifica vestígios romanos na tua localidade.


4- “ Os continentes saciam-te das suas riquezas. De todas as terras e mares chega aquilo que produzem os campos, rios e lagos, assim como as obras dos artífices gregos e bárbaros. Quem quiser ver todas as produções do Mundo, basta vir à tua cidade. Carregamentos vindos da Índia, da Arábia, do Egito, da Sicília, do Norte de África chegam ao teu porto. (…) Podemos dizer que o que não se vê aqui, ou não existe ou nunca existiu” 
       Aélio Aristides, Elogio de Roma

4.1 Explica a afirmação a Aélio Aristides.

4.2 Porque razão é a economia romana considerada: urbana, comercial, monetária e esclavagista?

4.3 Depois de leres este excerto do Astérix e Obélix refere que tipo de trocas comerciais costuma Obélix fazer e qual o tipo de troca que é sugerida pelo oficial romano.



4.4 Quais os tipos de moeda romana que estudaste? 

4.5 Elabora um mapa ilustrado sobre os vestígios romanos em Portugal!
Passos:

  • Desenhar um mapa;
  • Colar esse mapa numa cartolina;
  • Arranjar postais, imagens e anotar o nome e a localização geográfica de cada um deles;
  • Colar esses elementos também na cartolina nos seus territórios correspondentes e tentar não sobrepor muitas imagens. Se necessário poderás utilizar setas sinalizadoras e colocar a imagem fora do mapa.


Civilização Islâmica 


Sem comentários:

Enviar um comentário